Minha lista de blogs

sexta-feira, 1 de junho de 2012

And the Oscar goes to...

Red Velvet Cupcake!

Que coisa linda e phyna essa receita! O nome já diz tudo: "veludo vermelho". O Red Velvet é um bolo super tradicional "na terra do do tio Sam". Há quem diga que a tua história começa na Primeira Guerra Mundial, quando alguma pessoa exótica resolveu colocar beterrabas na massa do bolo, que originou essa coloração característica. O bolo desde então é muito famoso entre todos os americanos. Porém, foi nas mãos do chef do hotel Waldorf-Astoria que a beterraba deu lugar ao corante, e o buttercream e o cream cheese entraram na brincadeira. O Canadá também entra na briga pela origem da receita. Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher!!! Mas como eu sou intrometida, resolvi meter a minha colher, e mostrar a minha versão do Red Velvet para vocês...



No momento do preparo da massa, tudo parece estranho. O buttermilk (improvisado, já que NÃO existe buttermilk no Brasil), o corante, O VINAGRE (???), sim, vinagre! O vinagre e o bicarbonato de sódio juntos dão a massa uma leveza e umidade diferente. Como para o paladar brasileiro o buttercream não é bem aceito, resolvi adaptar. Ao invés do buttercream ou cream cheese usei nata batida. E para deixar essa receita ainda mais saborosa, um recheio "light" de frutas vermelhas com chocolate branco. Triste não?!




MASSA RED VELVET:
160g de manteiga sem sal amolecida
240g de açúcar
2 ovos
30g de chocolate em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de corante vermelho
240 ml de buttermilk *
280g de farinha de trigo
Pitada de sal
Uma colher (café) de bicarbonato de sódio
10 ml de vinagre de vinho branco

Modo de preparo: preaqueça o forno a 180ºC.
Coloque a manteiro e o açúcar na batedeira e bata até se transformar em um creme claro e fofo. Passe para a velocidade alta e junte o ovo.
Em um tigela pequena, misture o chocolate em pó, o corante e a baunilha e faça uma pasta. Junte essa pasta a místura de manteiga e bata até obter um creme homogêneo.
Diminua a velocidade da batedeira e acrescente aos poucos o buttermilk e a farinha peneirada, alternados.
Ainda com a velocidade da batedeira no mínimo, adicione o bicarbonato de sódio e o vinagre e deixe bater por alguns minutos.
Divida a massa nas forminhas de cupcake e leve ao forno por 20 minutos ou até que esteja assada.

DICA:
* O buttermilk trata-se do soro do leite coalhado que resta no processo de fabricação da manteiga. Pode ser produzido em casa, também com bons resultados. Ele é líquido e ligeiramente ácido. Costuma ser usado no preparo de bolos, para que em combinação com o bicarbonato de sódio, fermente a massa.

Receitas de Buttermilk:
2 colheres (sopa) de suco de limão
240 ml de leite desnatado

Misture o suco de limão no leite desnatado, e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos até que talhe.

**Substituição: o volume de buttermilk pedido na receita também pode ser substituído por 2/3 de iogurte desnatado e 1/3 de leite.



Gostaria de agradecer a Fátima Margato que abriu tua casa e cedeu a cozinha para a nossa bagunça, e a minha futura companheira de profissão, Amanda!

Aproveitando essa receita americana, queria contar que o blog possui uma correspondente internacional! Muito legal não? A Ana Carolina mora em NY e já é uma grande colaboradora, e irmã além de tudo. Essa semana ainda terá um post especial. Muitas dicas internacionais virão por ai. E sem esquecer que a Carol foi uma das pessoas que me incentivaram a estar aqui hoje, com vocês. Muito obrigada por tudo mana!

Amanhã Bacalhau Zé do Pipo!

Boa sexta a todos!

5 comentários:

  1. ai que glamour essa receita.. amei!! Mas acho que voce vai tem que fazer pra mim, pra me ensinar pessoalmente. hahahaha. Beijos Gii

    ResponderExcluir
  2. fiquei com muuuita agua na boca! deve dar de 1000 a zero na magnolia..
    ahhh nao acredito que vc fez isso!! morri de vergonha agora (sou mt envergonhada né, vc sabe! hahaha
    amore, vc sabe q eu te amo né.. e se for necessário vou até a china pra ser sua correspondente pra ser sua correspondente, pra ver vc brilhar! :)
    e quando eu quero chegar eu quero um Red Velvet da Gi Tintori, Magnolia é pros fracos.. hahaha

    ResponderExcluir
  3. giiiii sou maluca por red velvet!!!!
    certeza que seguirei sua receita!!!!
    beijo amiga

    ResponderExcluir
  4. ficou lindo, Gi!
    Nao tenho mta mão pra doces não, mas deu vontade de fazerrr! hehee
    beijaooo! sucesso pro blog! =]

    ResponderExcluir
  5. Oooo delicia! Acho que nunca conseguirei fazer "/

    ResponderExcluir