Minha lista de blogs

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Yes, We have bananas!

É impossível não gostar de banana: frita, flambada, caramelizada, assada, split, em farofas, com peixe, em bolos, tortas...  A banana é uma das frutas mais conhecidas e um dos alimentos mais populares do mundo. Bananeiras são cultivadas em mais de 130 países.  

Sua origem é o Sudeste Asiático, de regiões da Malásia, Indonésia e Filipinas, onde muitas bananeiras selvagens ainda crescem. 

As bananas passaram a ser comercializadas com intensidade e internacionalmente no final do século 19, chegando até regiões de clima mais frio, onde fazem sucesso. Antes, ficava restrita aos países de clima tropical, pois não havia transporte adequado para frutas até o avanço dos sistemas de refrigeração no transporte marítimo e ferroviário. Com as modernas tecnologias em transporte e conservação, a banana se tornou ainda mais importante. De acordo com estatísticas da FAO (2009), a Índia é o maior produtor com 26.2 milhões de toneladas, que é quase de três vezes a produção do segundo colocado, Filipinas. No entanto, a maior parte da produção desses países é destinada ao consumo interno, enquanto que o Equador se destaca neste cenário, pois é responsável por mais de 30% das exportações globais, com uma produção de 7.6 milhões de toneladas. 

As bananeiras existem no Brasil desde antes do seu descobrimento. Quando Cabral aqui chegou, encontrou os indígenas comendo, in natura, bananas de um cultivar muito digestivo que se supõe tratar-se do ‘Branca’ e outro, rico em amido, que precisava ser cozido antes do consumo, chamado de ‘Pacoba’, que deve ser o cultivar Pacova. A palavra pacoba, em guarani, significa banana. Com o decorrer do tempo, verificou-se que o ‘Branca’ predominava na região litorânea e o ‘Pacova’, na Amazônica.

O nome banana vem da palavra "banan", e também foi dado pelos Árabes. Banana significa "dedos". Faz sentido, já que a forma da fruta realmente alude a essa parte do corpo. Além de saborosa, apresenta alto valor nutritivo, por ser rica em carboidratos.

CURIOSIDADE: Dia da banana - 22 de setembro

Gosto muito de várias receitas com bananas. As minhas preferidas são: Cuca de Banana e Cupcake de Banana Brulée.



CUCA DE BANANA
4 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó
3/4 xícara de chá de leite
2 xícaras de chá de açúcar
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Farofa:
6 bananas nanicas
1 xícara de chá de açúcar
1 1/2 xícara de chá de trigo
1 colher de sopa de canela em pó
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

MODO DE PREPARO
Farofa:
Descasque e pique as bananas em rodelas
Em outra tigela, junte o açúcar, a farinha de trigo, a canela e a manteiga derretida; misture com as mãos até obter uma farofa.

Massa:
Pré-aqueça o forno a 180°
Unte uma forma de fundo removível, de 22 cm de diâmetro com manteiga e farinha de trigo.
Peneire a farinha de trigo junto com o amido de milho.
Na batedeira, junte as gemas, açúcar e a manteiga, bata por 5 minutos em velocidade alta até obter um creme esbranquiçado.
Acrescente a farinha de trigo, alternando com o leite.
Coloque o fermento e bata por mais 1 minuto.
Retire a massa da batedeira e reserve.
Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa.
Na forma untada, despeje a massa e cubra com as rodelas de bananas, e polvilhe a farofa.
Leve para assar por aproximadamente 40 minutos, ou até a massa começar a desprender das laterais da forma e a superfície ficar dourada.

Sexta-feira chegando! :)



Um comentário:

  1. Gosto muito do seu blog, especialmente das informações que vc nos traz, sobre a história de cada elemento. Qual a origem do brigadeiro, o docinho amado por crianças de 0 a 100 anos?

    Corujão

    ResponderExcluir