Minha lista de blogs

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ladurée Paris





De fato,queria por que queria que a minha primeira parada gastronômica em Paris fosse na Ladurée! Confeiteira que se preze sempre quer Ladurée, Fauchon, entre tantos outros clássicos da pâtisserie francesa. Foi na noite chuvosa do dia 23 de dezembro em Paris, com a Champs-Élysées lotada minha primeira degustação do melhor macaron do mundo.É fácil entender porque são os melhores: de fato, foram os melhores macarons até hoje, mas a loja em si é um sonho, sem pecar em absolutamente nada, até a embalagem é linda, daquelas que você guarda por toda a vida! 



Em 1862, Louis-Ernest Ladurée abriu uma padaria na Rue Royale, diante da igreja La Madeleine (uma das igrejas mais bonitas de Paris na minha opinião). Em 1871, um pouco antes da Revolução Francesa, seu negócio foi queimado e no lugar, monsieur Ladurée resolveu montar uma pâtisserie com teto pintado por Jules Chéret, com querubins vestidos de doceiros, que se tornou uma das marcas da estética Ladurée. Depois de alguns anos, a esposa de Louis-Ernest, Jeanne Souchard, teve a ideia de unir os conceitos de café com o de pâtisserie, criando assim uma casa de chá, onde as mulheres também poderiam circular livremente - o que era proibido nos cafés. A partir daí a casa ganhou fama, passando a ser uma referência em Paris.




Mas a Ladurée se tornaria ainda mais famosa na década de 1930, ao modificar a receita original do macaron, criada no século 16. O que o chef pâtissier da família fez foi inserir um cremoso e delicioso ganache no interior do docinho. Voilà! Estava criado o mais famoso macaron do mundo! Hoje, o macaron da Ladurée com seu exterior crocante e recheio que derrete na boca se apresenta em mais de 30 sabores, alguns dos quais preparados de acordo com a fruta da estação. Ladurée é parada obrigatória em qualquer canto do mundo: Paris, Londres, Ny... E logo mais no Brasil, no Shopping Iguatemi JK e Shopping Cidade Jardim.



  

2 comentários: