Minha lista de blogs

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Clara, Ana e quem mais chegar...

Não poderia deixar de começar com a frase da minha infância: "Depois do leite materno, o ovo é o alimento que mais nutre!" É, desde criança meu pai nos ensinou sobre importância do ovo, tudo por causa do seu trabalho. Em casa sempre teve decorações a base de ovos, máquina para cozinhar ovos, xícara de comer ovos moles, boné de ovo, adesivo no carro, o nosso bichinhho virtual ( tamagotchi) era um OVO... E pra traumatizar bastante nossa infância, meu irmão com 10 anos vendia ovos na vizinhança... Tadinho! Neto sou condolente com teu trauma de vendedor ambulante! Kkkkkkkkk...

Nem preciso dizer que o consumo de ovos Mizohata em casa é altíssimo. A cada 15 dias meu pai chega com uma caixa de 30 dúzias, que distribuímos entre os funcionários do condomínio e de casa. E o que fazer com o resto dos ovos? Bom, nem preciso dizer que vira de tudo e mais um pouco! E esse final de semana virou Papo-de-anjo e Pudim de Claras, para aproveitar 100% do ovo, evitando desperdício. E posso dizer? Eu adoro doces a base de gemas. 

O Papo-de-Anjo é um doce típico português a base de gemas.  No século XXVIII Portugal era o principal produtor de ovos da Europa, e a maior parte da produção de ovos era voltada para a purificação do vinho branco, e também para engomar os ternos. Com a utilização da clara para esses processos, a quantidade de matéria prima restante – aliado à fartura do açúcar que vinha das colônias portuguesas – foi a inspiração inicial para o surgimento de experimentos doceiros à base da gema de ovos, realizados pelas cozinheiras dos conventos. Por esse motivo muitos nomes de doces portugueses são insipirados no catolicismo, como a barriga de freira, o toucinho do céu, o papo-de-anjo, a fatia-de-bispo e o pão-de-ló, que homenageia Ló, sobrinho de Abraão, salvo por anjos de Gomorra, às vésperas da destruição da cidade pela ira de Deus.

O destino dos doces, mais do que a alimentação dos religiosos, era a venda nos vilarejos das redondezas. A renda de sua comercialização servia para fortalecer o orçamento dos conventos. Aos poucos, o ofício da confecção dos doces passou das freiras para as mulheres que, por diversas razões, eram criadas dentro dos conventos. Rapidamente, os doces de ovos passaram a ser fonte importante de renda em muitas vilas do interior de Portugal. E com o sucesso, se espalharam por todo o mundo.






PAPO-DE-ANJO
12 gemas
5 xícaras de açúcar
3 xícaras de água
Baunilha

Modo de preparo: Bata as gemas na batedeira por volta de 30 minutos, ou até esbranquiçarem.
Enquanto isso, faça a calda. Coloque o açúcar, a água e uma pitadinha de baunilha em uma panela, e leve-a ao fogo por volta de 20 minutos, até começar a ficar uma calda fina.
Unte as forminhas do papo-de-anjo com manteiga e distribua as gemas batidas.
Leve-as em forno préaquecido, por mais ou menos 15 minutos, ou até estarem assados.
Coloque a calda numa compoteira. Mergulhe os papos-de-anjo na calda. Deixe na geladeira até o momento de servir.





PUDIM DE CLARAS
12 claras
24 colheres (sopa) de açúcar
Açúcar para caramelizar uma fôrma de buraco 

Modo de preparo: preaqueça o forno a 120ºC (temperatura baixa).
Separe as claras das gemas. Na batedeira bata as claras até o ponto de neve. Acrescente o açúcar aos poucos. Ao final, bata por mais 5 minutos.
Transfira as claras para a fôrma caramelada.
Leve uma assadeira ao forno, regue com um pouco de água fervente, coloque a fôrma no centro e deixe assar por cerca de 30 minutos, para que asse em banho-maria. O pudim deve ficar dourado por cima.
Retire do forno e deixe esfriar um pouco para desenformar (se ainda estiver quente, pode quebrar, e se ficar muito gelado, pode não soltar).



Uma ótima semana a todos!



4 comentários:

  1. Que delícia, estava tudo maravilhoso.
    Estamos esperando a próxima !!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei !!! Estou gostando de todas as receitas.

    Beijos Débora

    ResponderExcluir
  3. papo de anjo nunca comiiii

    ResponderExcluir
  4. Mon amour, gastronomia também é cultura!!!
    Gostamos muito do seu blog. Aliás, somos suspeitos, porque sonos seus fãs incindionais. Tudo o que você faz é gostoso é bonito e é tão doce quanto você. Sucesso.
    Os corujões.

    ResponderExcluir