Minha lista de blogs

sábado, 2 de junho de 2012

Bacalhau à Zé do Pipo

Hoje, como de costume, faça sol ou muita chuva, cá estou eu, dando uma voltinha por São Paulo. Reta final de Pós, trabalhos, monografia, evento, caos em aeroporto, stress, mas tudo que no final está sendo compensando pelas pessoas maravilhosas que tive a oportunidade de conviver. O aperto já começa a bater, até porque, é difícil encontrar amigos, e  ainda mais um ano e meio depois ter que deixá-los! Com certeza, vocês fizeram a diferença, e quero poder abrir minha casa para receber vocês, e tentar retribuir toda a ajuda que tive na minha adaptação a cidade! Se tornaram minha família, me ajudaram na cidade mais louca do Brasil, longe de casa, vivendo uma loucura diária. Em especial Glau, Paôla e Rafael! Cada um de vocês sabem o quão importantes são, e o carinho que lhes devoto!

Não perdendo o foco e puxando o gancho, ontem fiz um prato para um trabalho da Pós, e será o tema de hoje e amanhã. Hoje vou postar para vocês a receita do Bacalhau à Zé do Pipo. Espero que gostem, e se inspirem nela para produções portuguesas.

CURIOSIDADE: O bacalhau Zé do Pipo alguns dizem que foi criado por um dono de uma casa de pasto da região do Porto a quem todos chamavam de Zé do pipo. Também tem a versão que, o dono de um restaurante tradicional da cidade do Porto foi o  autor da receita. O que se sabe, é que ele surgiu na década de 1960 e alcançou a primeira posição em um concurso gastronômico.
Os três ingredientes essenciais nesta receita: bacalhau, maionese caseira e purê de batata. A maionese utilizada é na sua maioria, a industrializada, mas vale lembrar, que faz toda a diferença a caseira da industrializada. Porém, como de costume, na minha casa só produzimos maionese caseira e qualquer produção com OVOS MIZOHATA. A Granja Mizohata é campeã nacional de qualidade, e não é pra menos, ovos de primeira. Então sempre tomem cuidado com a qualidade e a origem dos ovos ok? Isso é de extrema importância para o resultado de qualquer produção.



BACALHAU ZÉ DO PIPO

NGREDIENTES:
1/2 kg de bacalhau Morhua em lascas
5 batatas
Leite
Manteiga
100g azeitonas pretas
100 ml de Azeite (para bacalhau)
1 cebola em rodelas
Alho
2 ovos
Azeite Q.B. (maionese)
Parmesão ralado
Sal
Pimenta-do-reino


MODO DE FAZER:
Faça a mise-en-place de todos os ingredientes utilizados.
Coloque o bacalhau de molho de véspera. Se comprar o bacalhau desfiado, não é necessário este procedimento, basta dar uma leve fervura para tirar o excesso do sal.
Prepare o Purê de Batatas e reservar, forrando um pirex com um pouco do purê, para que quando o bacalhau estiver no ponto, adicionar ali e cobrir com o restante do purê.
Faça a maionese caseira utilizando os ovos. Vá acrescentando o azeite em fios, e bata energicamente até que dê ponto.
Refogue em bastante azeite as cebolas cortadas em rodelas.
Em seguida acrescente o alho.
Assim que escaldar o bacalhau e deixá-lo em tiras (desfiados grandes), jogue nesse azeite com cebolas e alho.
Coloque esse refogado de bacalhau por cima do purê de batatas, adicione a camada de maionese e cubra com o restante do purê de batatas, salpique um pouco de parmesão ralado por cima e leve ao forno para gratinar.





Amanhã teremos o post 2 em 1. É uma idéia super bacana, pensando no reaproveitamento dos alimentos e que visa evitar o desperdício. Como produzir 2 receitas com apenas 1 matéria-prima base. 

Bom final de semana a todos. 


6 comentários:

  1. Um ano e meio passa muito rápido, não acha?

    ResponderExcluir
  2. jesuis hein! Só de ver engordei três quilos!
    ;) hahuahauhuahuahua

    ResponderExcluir
  3. Eee Giovana.. fez cair umas lágrimas por aqui!! O aperto realmente já ta começando a bater.. e vc é também uma pessoa maravilhosaaa e que amei conhecer! Saiba que será sempre muito bem vinda aqui em casa e na minha vidaaaa!!!! Obrigada por fazer parte dela!

    A receita ficou lindaaa.. e deve estar muito gostosa também como tudo o que faz!!

    Beijoo grandee lindonaa!!! Amo vc!

    ResponderExcluir
  4. Eu que não gosto de bacalhau me deu água na boca..
    hummmmmmmmmmm :x

    ResponderExcluir
  5. Gii, tenho visto essa receita em outros blogs, e tinha lido sobre sua história! Fiquei curiosa e com vontade de fazer! O seu tá lindooo! Preciso comprar um saco de confeitar! hehehe
    Beijossssss, tá lindo o blog :)

    ResponderExcluir