Minha lista de blogs

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Filet Parmegiana

Hoje fugindo um pouco da programação, vou atender ao pedido de uma amiga! Bá, espero que dê certo!


A história do termo "parmegiana", sinônimo do prato muito popular do Brasil e por vezes chamado "bife ensopado" no interior de alguns Estados, é levemente controversa.
Alguns atribuem a origem do prato e do termo ao nome de um dos queijos italianos mais conhecidos por lá, o parmiggiano-reggiano, produzido na região da Emilia Romana. Outros, cuja explicação é mais óbvia mas não menos misteriosa, defendem que esse tipo de filet era produzido em grande escala na cidade de Parma, na Itália, daí o nome de filet à parmegiana ou filet de parma. Outros alegam que nenhuma das explicações é verdadeira, alegando que esse prato sequer existe na Itália.

Mistérios à parte, o prato é conhecido como o suculento filet "à milanesa", coberto com muito molho de tomate e gratinado com parmesão ralado
Filet à parmegiana, um prato brasileiro, é um tipo de bife frito resultado da influência italiana, composto por um pedaço de carne fatiado, com farinha de trigo e ovos (clara de ovo), coberto com queijo ralado do tipo parmesão, bastante molho de tomate e condimentos como orégano e coentro, a gosto. As vezes o queijo parmesão é substituído por fatias de queijo mozarela.

O nome desse prato se deve, provavelmente, ao queijo utilizado em sua preparação. Apesar desse nome e da introdução acima, o "biffe alla parmaegiana" não existe em Parma. Ele é, na verdade, resultado da influência italiana sobre a culinária paulista - isto é, é um prato brasileiro. Sobre isso o sociólogo Carlos Alberto Dória, da Unicamp, faz uma crítica, em seu livro "A Formação da Culinária Brasileira":
Esta mistificação ou estereotipo próprio da população brasileira ignora o fato de que, em muitas regiões do país, como no estado de São Paulo, a influência de outras populações europeias supera em muito aquela deixada pelos portugueses.

Apesar de ser chamado bife à parmegiana, alguns ainda no interior do Brasil o chamam de bife ensopado com queijo ralado, pois recebe uma certa quantidade de molho de tomate, dando a impressão de ser ensopado.




500g de filé mignon (substitutos: patinho ou coxão mole)
Sal e alho a gosto

Empanamento:
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Ovos a gosto

Cobertura:
300g de queijo mussarela
Molho de tomate a gosto
½ xícara (chá) de queijo parmesão

Modo de preparo:
Cortar o filé mignon em bifes e temperar com sal e alho a gosto.
Para empanar: passar no ovo batido e na mistura de farinhas de trigo e rosca.
Em uma travessa despejar uma concha de molho de tomate. Colocar o bife já frito e bem sequinho, cobrir com a mussarela, molho de tomate, parmesão . Levar ao forno para gratinar.


Amanhã fotos do Coffee Break!

3 comentários:

  1. OI Lindinha, so consegui ver agora!!
    Muito obrigada gica :)
    vou fazer huhu
    desculpa te fazer fugir da programação
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. OI Lindinha, so consegui ver agora!!
    Muito obrigada gica :)
    vou fazer huhu
    desculpa te fazer fugir da programação
    beijoos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desta receita, vou fazer só de olhar me deu uma fominha.

    ResponderExcluir