Minha lista de blogs

sábado, 30 de junho de 2012

Le Pain Quotidien

   Final de semana passado, Carol foi para Washington e simplesmente amou a cidade. Lá, ela e a Dani foram no Le Pain Quotidien, e o blog não poderia deixar essa super dica passar!


   Desde os pães que lembram as baguetes medievais aos incrementados tarteletes, a Le Pain Quotidien oferece opções de dar água na boca seja no café da manhã, almoço, lanches ou substituindo o jantar. Os produtos são fabricados artesanalmente e com produtos orgânicos. “Exatamente como era no princípio”, diz o agradável site da rede. As pâstisseries são delicadas e, como não poderia deixar de ser, feitas fresquinhas todos os dias “para podermos oferecer nossa mágica quando você precisar”.
   A inusitada mesa com lugar para 30 pessoas proporciona a socialização entre amigos ou desconhecidos. Uma tradição que vende desde a inauguração. Como toda a filosofia do lugar, nenhuma árvore foi cortada construir o móvel.


   A primeira loja foi inaugurada em Bruxelas, em 1990 pelo chef belga Alain Coumont que, cansado de não achar pães de qualidade para seu restaurante, fundou sua própria rede. Sucesso na Europa o Le Pain Quotidien chegou aos EUA em 1997, na Madison Avenue, Nova York. Mesmo com todo o individualismo a rede ganhou espaço na américa onde encontrou investidores o que possibilitou diversificação de produtos e ampliação da franquia.
    O estilo “casa de fazenda” foi mantido em todas as outras lojas. É permitido aos franquados incorporar um pouco da cultura local, mas a mesa coletiva é algo igual em todos os estabelecimentos. Hoje em dia, são mais de 170 lojas em 19 países como Estados Unidos, Austrália, França e Japão. No Brasil, o ambiente, que é uma mescla de padaria e restaurante, já conquistou os clientes. A chef executiva Paula Villas Boas e o chef Paulo König dão as coordenadas do negócio.


   Para criar pães com sabor e textura únicos, a massa recebe farinha orgânica água e sal, além de um processo tradicional e artesanal com duração entre sete a oito horas. Paula, a chef do negócio brasileiro, explica: “É uma tarefa que requer tempo e empenho, mas ao abrir a porta do forno e retirar o pão quentinho, percebo o quanto valeu a pena o esforço”. O resultado desta dedicação é uma textura macia por dentro e uma casca crocante por fora.
   O café também tem um gosto especial, pois é feito a partir de um blend orgânico, resultado da variedade de grãos Arábica, plantados na Fazenda Camocim, situada nas montanhas do Espírito Santo. O mel, verduras, geleias, chás, chocolates e vinhos que são servidos na padaria também são adquiridos a partir de regiões com flora silvestre dentro de reservas legais, que contam com preservação permanente.
Todo o cardápio da casa segue a linha da rede ao redor do mundo, porém com adaptações ao paladar brasileiro. Sanduíches tipicamente belgos, sopas, tortas, croissants, queijos, saladas e muitos tipos de pães estão presentes para agradar aos gostos mais exigentes. Vale a pena conhecer a decoração as especialidades do Le Pain Quotidien.



"Passeando por Georgetown em Washington D.C. (quem tiver por perto vale super a pena conhecer a cidade: linda, limpa, organizada, varios museus, restaurantes e barzinhos), paramos para almoçar no Le Pain Quotidien. O ambiente é super gostoso, meio rústico com pitada de contemporâneo e com ar natureba, orgânica. Até a camisa dos garçons é 100% algodão orgânico -estava escrito bem grande, pelo menos. Se o ambiente é assim imagina os pratos. Todos os ingredientes frescos, preparados na hora.. Saladas, omeletes de ovos orgânicos, quiches, tartines... verdadeira variedade de delicias! As sobremesas não provei, mas pareciam ser deliciosas! Além de restaurante, é Bakery (tipo padaria) servindo também café da manhã e brunch. De café da manha tem aquele ovo cozido com a gema molinha que tira só a tampa da casquinha e come com colher -achei muito fofo (me lembrou minha vó linda que fazia pra mim hahaha). Do menu nós provamos o Quiche vegetariano e Tartine de frango grelhado com mozzarela defumada. Estavam uma delícia sem fim! Dá água na boca só de lembrar.. AHHHH e o suco de laranja e a limonada são DE VERDADE!! Não são de caixinha!! É saindo do nosso país que a gente aprende a valorizar até o corriqueiro suco de laranja.
E em todos os restaurantes há uma mesa comunitária, que, segundo eles, é feito de madeira reciclada assim como todos os móveis do restaurante. Eles explicam que a oportunidade de poder sentar ao lado de pessoas que não conhecemos nos faz lembrar que somos uma comunidade, mesmo nas grandes cidades -compartilhando esse momento, podendo fazer novas amizades. Achei muito interessante essa idéia. Pra falar a verdade, sempre fico encantada quando existe uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e a sociedade. E quando a comida é muito boa então.. é o casamento perfeito!! Ameeei e super recomendo.
O bacana do Le Pain Quotidien é que não tem só em D.C., tem em mais 6 estados norte-americanos. Inclusive, lógico, na nossa querida NYC em 4 lugares diferentes. Fora os EUA, tem também na França (óbvio), Espanha, Suiça, Austrália e até nos Emirados Árabes, mas não no Brasil!!" 


Carol Pismel


   Ainda Carol. Já confirmada, a primeira unidade será instalada no bairro da Vila Madalena, na cidade de São Paulo. Em breve a marca também estará presente no Itam e no Shopping Cidade Jardim.

Bom final de semana a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário