Minha lista de blogs

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Preparo de Sushi

   Ano retrasado, fiz um curso de sushi e sashimi com um senhorzinho, que male má falava português, e digo, foi um dos melhores cursos da minha vida. Lógico que brasileiro tem essa mania de colocar catupiry e cheddar em tudo, e hoje já tem sushi até de brigadeiro, mas vamos começar pelo tradicional, e vou compartilhar algumas dicas que aprendi com o seu Karo.

Ingredientes
Receita para 4 rolinhos de sushi.
1 xicara de arroz para sushi
2 xícaras de água
4 algas nori

Tempero: Misturar os seguintes ingredientes
6 colheres de vinagre
2 colher de açúcar
Leve ao fogo até o açúcar ficar transparente.

   Lavar bem o arroz, até que a água saia límpida. Como não tenho aquela panela japonesa de fazer arroz, faço na panela de pressão e dá super certo! Você coloca o arroz, e o dobro de água e deixa cozinhar até que pegue a pressão e a panela comece a chiar. Conta 10 minutos e desligue a panela. Transferir o arroz para uma vasilha e misturar o tempero de vinagre e açúcar, e sempre ir mexendo para esse arroz ficar bem temperado e com brilho. Na hora de mexer, eu sempre uso um ventilador para me auxiliar a esfriar esse arroz, e evito usar utensílios de metal; o indicado é sempre recipientes e talheres de plástico para não oxidar o arroz. Deixar esfriar bem.

Sugestões de recheio
Salmão defumado, kani, cream cheese, pepino, abacate, manga, camarão.


Na hora da montagem não tem segredo:


   O nori (alga) possui um lado liso outro áspero, o lado liso, sempre virado para baixo e o áspero aonde será colocado o arroz. Vá colocando o arroz aos poucos, nem muitos para não ficar sushi de itu, nem pouco para ficar magricelo, e vá sempre espalhando com os dedos molhados em água (é importante um copo de água ao lado para esse momento). A alga é preenchida por inteira, exceto em cima, que sempre deixará um dedo sem arroz, que será ali que o sushi será finalizado. O recheio vai do gosto e criatividade de cada um. Não nego que meus preferidos são: pepino e salmão com cream cheese. 

   Colocado o arroz e o recheio, vem a parte mais tensa: enrolar. Pessoal, não tem segredo. Quem não tiver essa esteira igual da foto, pode utilizar aqueles sacos plásticos alimentícios, o resultado é o mesmo. Com as duas mãos, você vai enrolando lentamente o sushi, e sempre ajustando o recheio para ele não escapar; chegou na parte final, onde não tem mais arroz, você molha um dedo na água e passa por toda a parte do nori e termina de enrolar. A água fara o papel da cola na finalização. Pronto, sushi pronto! 

   Para o corte do rolinho, não é nada um bicho de sete cabeças, mas tem um certo ritual. O primeiro corte será feito ao meio, onde resultará duas metades (óbvio); essas metades serão cortadas ao meio também, onde resultará quatro partes; e essas 4 partes também serão cortadas ao meio; assim um rolo sempre renderá 8 sushis. 



   Como o arroz japonês é quase uma cola, para facilitar o corte tenha sempre perto um pano úmido para limpar a faca. Semana que vem dou a receita do hot (sushi frito). 

Bom restinho de semana a todos!

Um comentário:

  1. Olha sóóóó. Gigi não é só coisas refinadas e elegantes, é também coisas nipônicas :)
    Amei!!

    ResponderExcluir